terça-feira, 29 de setembro de 2009

ILUSÃO DE ÓTICA

Eu já conhecia o assunto ISLUSÃO DE ÓTICA de outros 'outonos', mas eu simplismente amei essa explicação que encontrei neste site...

Veja mais abaixo... espero que goste também!

A maneira mais simples de descrever o que seria uma ilusão de ótica seria dizendo que nossos olhos nos "pregam uma peça". Ao contrário do que se costuma pensar, a visão não é uma coisa totalmente física, mas sim uma espécie de experiência psicológica, já que não são nossos olhos que realmente enxergam, mas nosso cérebro.

Nossos olhos são apenas ferramentas, sensores, que servem unicamente para receber impressões das coisas para as quais estamos olhando. Uma vez que essas imagens são capturadas por nosso cérebro, ele julga o que realmente está vendo, o que logicamente acontece a uma velocidade impressionante.

O realmente interessante sobre isso é que um dos fatores que pesa mais nesse julgamento que nosso cérebro faz do que vemos é o trabalho que os músculos de nossos olhos precisam fazer para enxergar o objeto. Enquanto julgamos as distâncias das coisas, ângulos e a relação de coisas diferentes no espaço, nossos olhos precisam se mover, mesmo q não pareça, para todas as direções do campo de visão dessas coisas. Nosso cérebro então calcula o esforço que fazemos pela energia gasta e pelo tempo q os olhos levaram para cobrir todo o campo visual.

Eis o­nde está a "peça" q nossa mente nos prega. Se tivermos em nossa frente duas linhas exatamente do mesmo tamanho, porém uma horizontal e outra vertical, nosso cérebro vai interpretar a linha horizontal como sendo mais curta, simplesmente porque é necessário menos esforço de nossos olhos para se moverem de um lado para outro, do que de cima para baixo!

Você sabia que: Uma experiência científica já comprovou de maneira assustadora como nossos olhos não participam desse processo de "interpretação"? Um cientista decidiu usar um óculos especial que fazia com que enxergasse tudo para o que olhasse de cabeça para baixo. Uma certa manhã, depois de algumas semanas, ele acordou enxergando normalmente! O cérebro simplesmente "ajustou" a visão para corrigir o problema.

Fonte: Tutomania

Aqui estão algumas ILUSÕES DE ÓTICA




Será que está tudo se movendo mesmo???









Olhe para o centro da figura, aproxime-se e afaste-se com a cabeça e veja o efeito



Por hoje é só pessoal! =)